Muito além de pensar em beleza como algo estático, é de muita relevância refletirmos sobre as mudanças por que passamos ao longo da vida, desde o nascimento aos extremos de longevidade. E, por isso mesmo, cabe uma reflexão sobre a beleza das idades.
A beleza não é apenas uma experiência física, mas também psicológica. Imaginamos a beleza como algo representado por nossa imagem corporal e sobre como nos percebemos fisicamente.
A beleza que cada época possui é uma grande oportunidade de nos mantermos bem cuidados e com a autoestima elevada, tendo a certeza de que cada fase é única. A partir dessas considerações é importante falar sobre um tema que exploro extensamente com meus pacientes: o gerenciamento da beleza.
Gerenciar a beleza é um conceito muito mais amplo do que querer congelar o tempo como se nunca fôssemos envelhecer. Não é isso. Existe beleza em todas as idades e o que devemos fazer é que a cada aniversário tenhamos o cuidado de olharmos no espelho e ver que nossa trajetória está sendo muito bem vivida de corpo e alma. Muitas pessoas sabem como é recompensador ouvir um elogio de que elas estão ótimas e que o tempo tem feito bem a elas.
A Medicina e seus procedimentos estéticos vêm evoluindo a passos largos e têm ajudado a transformar a vida de muita gente com a ajuda de médicos interessados em entregar resultados com excelência. Tratamentos cada vez mais acessíveis, seguros e que são capazes de proporcionar resultados extremamente naturais e elegantes.
Entender esse processo sobre as mudanças físicas do progresso das idades é fundamental para atenuar os efeitos do tempo. Para envelhecer bem, é importante tomar algumas medidas que incluem, cuidar do corpo com uma dieta saudável, usar protetor solar, manter-se fisicamente ativo, fazer os tratamentos que a Medicina nos oferece com bons produtos e médicos qualificados e manter o bom humor. Quando sorrimos, parecemos mais atraentes.
Não existe uma idade em que possamos parecer mais bonitos, isso vai depender de como nos sentimos no momento presente. Podemos nos parecer mais belos aos 60 do que aos 20 anos, pois a maturidade pode nos tornar mais seguros e aflorar a beleza interior.
Simone de Beauvoir certa ver afirmou: “A velhice está nos olhos do outro”, pois nós não nos enxergamos velhos. A interpretação da beleza de cada idade nossa deve ser algo próprio e não dos outros.
Até mais.
Cláudio Cordeiro