Quem nunca ouviu alguém dizer que está tão cansado que está com olheiras? Essa associação do cansaço com o olhar abatido e a região dos olhos profunda é muito comum. Mas será que esse é o único motivo para que as pessoas apresentem olheiras?
Dormir pouco não é o único motivo para o aparecimento de olheiras, e na verdade é uma das causas menos comuns. As olheiras têm algumas nuances e estas precisam ser bem entendidas para que se possa propor um tratamento adequado.
Os fatores genéticos são de longe os mais importantes para o surgimento delas. E, em geral, aparecem desde a infância, tornando-se mais evidentes na idade adulta. O pouco volume na região inferior dos olhos é a queixa mais frequente para quem busca tratamento. Em segundo lugar vem a questão da vascularização desta região, que em muitas pessoas é mais superficial e, por a pele desta área ser extremamente fina, torna-se mais evidente o aspecto das olheiras. Por último, por questões hereditárias, algumas pessoas têm um aumento da pigmentação do local, conferindo um tom mais escuro da pele nesta área.
Respeitem as minhas olheiras! Elas sabem muito de poesia. [Marcos Fernandes]
O tédio tem olheiras e usa pantufas… [Marijo]
Um grande amor e não uma rodela de pepino para tirar suas olheiras, entende? [Charles Canela]
Amanhã o dia me espera lindo. Vou dormir, pois eu não quero estar com olheiras quando encontrá-lo. [Andreza Filizzola]
Dobraram seus olhos nas olheiras, era um cansaço; semanas são sempre ligeiras. [Wesley Nabuco]
Olheiras são o reflexo de noites que você passa tentando resolver seus problemas… ou conseguindo outros… [Kaká Nascimento]
Médicos experientes têm muito domínio das técnicas para tratamentos das olheiras. O preenchimento com um ácido hialurônico de densidade e viscosidade específicas para cada paciente tratado, além de volume adequado e plano de aplicação seguro fazem parte dos fatores que irão trazer os melhores e mais seguros resultados possíveis.
Até mais.
Cláudio Cordeiro