É normal cair cabelo todos os dias?
Os cabelos têm uma importância grande na vida da maioria das pessoas. Existe uma preocupação relevante no cuidado diário dos cabelos, independente do tipo e da cor deles.
Um dos principais motivos de procura a um médico especializado em queda de cabelos é a observação do aumento do número de fios que estão sendo perdidos.
Mas, afinal, é normal cair cabelo todos os dias? A resposta, apesar de incômoda para muitas pessoas, é positiva.
Perder alguns fios de cabelo diariamente é algo normal e faz parte do ciclo natural de crescimento e renovação capilar – cerca de 100 a 150 fios por dia.
No entanto, nas pessoas que percebem perda capilar, é importante o médico avaliar se é um aumento da queda ou uma diminuição da renovação dos fios.
Esse processo pode ser uma perda transitória ou definitiva, dos cabelos ou dos pelos, podendo ocorrer de forma local, regional ou total.
Vários fatores podem contribuir para esse problema, desde questões genéticas até fatores externos. Entenda melhor alguns desses motivos.
Estresse
O estresse é uma resposta do corpo a situações desafiadoras ou ameaçadoras, e pode ser desencadeado por diversos fatores, como problemas pessoais, profissionais, financeiros, traumas ou eventos estressantes.
Alterações hormonais
Os desequilíbrios hormonais podem afetar o ciclo de crescimento do cabelo e levar a uma maior incidência de queda.
Predisposição genética
Outro fator que contribui para o cabelo caindo é a predisposição genética. A alopecia androgenética é uma forma de queda de cabelos geneticamente determinada.
Deficiências nutricionais
Uma nutrição adequada desempenha um papel fundamental na saúde do cabelo. Sendo assim, deficiências de certos nutrientes essenciais podem levar à queda intensa de cabelo e ao enfraquecimento dos fios.
Doenças específicas
Doença também é algo que pode causar a queda de cabelo. Ela pode ser uma sequela deixada pela covid-19, por exemplo.
Efeitos de tratamentos
O cabelo com queda também pode ser um efeito colateral de tratamentos. O caso mais conhecido é a quimioterapia usada para combater o câncer.
Até mais.
Cláudio Cordeiro